Primeira semana de atividades do projeto, de 21 a 25 de agosto

Na semana de 21 a 25 de agosto, teve início, a todo vapor, as atividades do projeto Rodas Griô com a Mestra Martinha do Coco. A Escola Zilda Arns (Itapoã-DF) recebeu duas oficinas, na terça e na quinta-feira, que reuniram crianças dos 6º e 7º anos, com idades entre 12 e 14 anos. No primeiro encontro, os alunos tiveram contato com os ritmos da Cultura afro-brasileira - Coco, Maracatu e Ciranda -, experimentaram os instrumentos e a dança. No segundo dia de oficina, os alunos começaram a aprender os toques do ritmo maracatu, o canto e a dança.


Créditos: Milena Argenta/Reprodução


Na Escola CAIC Santa Paulina (Paranóa), a primeira oficina reuniu 120 alunos do 4º e 5º anos, com idades entre 8 e 11 anos, no ginásio da escola para uma apresentação do projeto e dos ritmos da cultura afro-brasileira. Durante a apresentação, os alunos interagiram com os músicos com palmas e canto, experimentaram os instrumentos e cantaram a "Ciranda Ancestral", composta pela Mestra Martinha do Coco especialmente para o projeto. Ao final, alunos e professores formaram uma grande ciranda que tomou conta do ginásio e contagiou a todos os presentes!


Créditos: Milena Argenta/Reprodução

Na primeira semana, também teve inícios os ensaios com a banda da Mestra Martinha do Coco em estúdio. A gravação do CD começa nos próximos dias!




Créditos: Cleudes Pessoa/Reprodução

O Projeto Rodas Griô com a mestra Martinha do Coco tem patrocínio da Petrobras, Cadon - Centro de Apoio ao Desenvolvimento Osvaldo dos Santos Neves, Fundação Cultural Palmares, Ministério da Cultura - Governo Federal.

Comentários